quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cordel encanta Serra do Ramalho



Desde o dia 23 de junho, o município de Serra do Ramalho, localizado no Médio São Francisco, sertão da Bahia, viveu uma efervescência cultural como havia muito não se via por estas bandas. Na véspera e no dia de São João, foi encenada a cavalhada na comunidade de Agrovila 07, no pátio da igreja, com a recriação das batalhas entre mouros  e cristãos na Península Ibérica, tendo como protagonista o imperador Carlos Magno. Na cavalhada teatral, o maior auto popular a céu aberto, os partidos cristão (azul) e mouro (encarnado) lutam pela honra e pela princesa Angélica, filha do rei da França. Em Serra do Ramalho, o evento acontece, principalmente, pela força de vontade de José Carlos, que interpreta o rei mouro, e é mestre da cultura popular. O rei cristão é interpretado por Ismael.

Nos dias 25 e 26, na Escola Castro Alves, foram realizadas as oficinas de cordel, com presença dos professores e demais interessados. O ministrante foi o poeta popular, escritor e pesquisador da cultura popular brasileira Marco Haurélio, que, durante mais de 15 anos morou em Serra do Ramalho, cidade para onde se mudou ainda criança, na década de 1980. No segundo dia, a oficina teve o reforço de dois outros poetas participantes do projeto Cordel: a poesia encantada do sertão: Rafael Neto e Zeca Pereira.


No sábado, dia 27, às 10 da manhã, foi inaugurada a cordelteca Antônio José dos Santos (Tio Tony), homenagem ao grande divulgador da poesia popular em Serra do Ramalho, morto precocemente em 2014. Tio Tony era poeta e radialista e estava escalado para participar, como declamador, no nosso projeto. A família do poeta, representada por suas irmãs Clarice, Maria, Ana e pela sobrinha Cláudia, prestigiaram a homenagem. A cordelteca, que agora faz parte da Biblioteca Municipal Arcélia Alves de Barros, traz títulos de autores clássicos e contemporâneos, incluindo obras dos autores que participaram do projeto: Marco Haurélio, José Walter Pires, Rafael Neto e Zeca Pereira.

À noite, ainda no dia 27, ocorreu a culminância do projeto, o Encontro Sertanejo de Cordelistas, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), com a participação dos poetas populares e boa presença de público. Cordel, repente, aboios e causos fecharam com chave de ouro uma jornada inesquecível.

Os depoimentos de dois participantes do projeto, o professor Rogério Soares e o poeta José Walter, não deixam dúvidas.
"Sábado, 27/06, em Serra do Ramalho, município localizado nas barrancas do Velho e agonizante São Francisco, a 300 Km de Brumado, no Encontro de Cordelistas, evento produzido por Itamar Mendes, merecedor de aplausos por tudo de bom que lá aconteceu, reunindo Cordelistas, outros poetas, com destaque para o poeta da terra Marco Haurélio, nome que brilha no cenário nacional como um respeitado pesquisador do cordel, além do poeta com inúmeras obras publicadas, a presença do poeta Zeca Pereira, o andarilho do cordel, o repentista de Paulo Afonso, Rafael Neto e este poeta aprendiz, que escreve estas linhas, com apresentações na Biblioteca Municipal da Cidade, na manhã e á noite no espaço do CTL, com o brilhantismo das declamações, sobretudo, do poeta Rafael que brindou o público presente com os seus repentes, causos, histórias que encheram a noite amena de muita alegria. Retornei feliz com a receptividade, com a minha participação entre esses renomados poetas e carregado de indagações a respeito da nossa cultura. Só quem corre risco, que viaja, que conhece outros poetas, escritores, que enfrenta críticas, que foge aos estreitos limites da arte que produz, poderá dimensionar o seu valor literário em um cenário onde pontilham estrelas verdadeiramente luminosas. E aqui cabe lembrar o nosso vate maior, o poeta condoreiro, quando profere com os seus arroubos de vaidade: " Sou pequeno, mas só fito os Andes/Sou cego, mas só peço luzes". Salve o cordel encantado! Salve a cultura sertaneja! Salve Serra do Ramalho, que pode contar com o idealismo de uma pessoa como Itamar Mendes e possuir nas suas entranhas um poeta da estirpe de Marco Haurélio de quem tenho a honra de merecer a estima e amizade. Sei que o meu amigo Rogério, de Caetité, fará novas publicações como o seu profissionalismo e zelo pela arte fotográfica."

José Walter Pires, poeta cordelista

"Serra do Ramalho é um celeiro de manifestações populares. Entre os dias 23 e 24 de junho é realizado na Agrovila 07 o Auto a céu aberto da Cavalhada. Esse teatro mostra a conversão dos mouros pelos cristãos em uma encenação de cores e muita destreza equina. O enredo da festa é tomado de empréstimo do livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França. Abaixo algumas fotos que tive a oportunidade de fazer durante a celebração popular. Fica aqui o meu agradecimento aos colegas Marco Haurélio, Lucélia Pardim Guarani Kaiowá e Itamar Mendes que este ano me convidaram para assistir o folguedo popular. De vermelho o rei mouro, de azul o rei cristão."
Rogério Soares de Brito, professor,  orientador pedagógico do projeto “Cordel: a poesia encantada do sertão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<i>O sonho de Lampião</i>

  Lançamento:  O sonho de Lampião O convite para escrever uma história sobre Lampião veio da escritora Penélope Martins, que fora sondada pe...